O Chimarreiro
Olá meus chimarreiros e chimarreiras.
Como estão?
Aqui quem escreve é o Bruno, criador e proprietário do Chimarreiro. Quero contar para vocês como surgiu a ideia, a proposta e a iniciativa de criar o espaço da Erva Mate.
Sou nascido, criado e crescido em São Paulo (SP), sempre naquele ritmo de cidade grande resolvi mudar, em 2018, para a Serra Gaúcha. Parte da minha família já mora aqui a certo tempo e quis estar perto deles num local com muito mais verde e tranquilidade. No entanto, esse não foi o meu primeiro contato com a cultura gaúcha do Rio Grande do Sul. Em 2001 fiz uma viagem (daqueles pacotes turísticos) para Gramado e Canela, neste ano conheci o sul do Brasil, comi costelão, tomei café colonial, passei um frio lascado e pela primeira vez tomei um chimarrão.
Passado os anos, quando mudei oficialmente para o Sul, comecei a trabalhar em Gramado em um hotel, onde tomava o mate verde todo o dia. Certo dia um hóspede me viu tomando o chimarrão e queira saber como fazia, onde comprava o que precisava para fazer e de onde surgiu o hábito de tomar chimarrão. Olhei pra ele e disse algo que nunca vou esquecer: “boa pergunta!”
Gramado é a porta de entrada do Rio Grande Sul para o resto do Brasil, é a cidade que apresenta a cultura gaúcha, colonial e tradicionalista. Porém, em 2018, não havia um espaço dedicado exclusivamente a erva mate. Haviam lojas que vendiam produtos para o chimarrão, mas sem variedade ou explicação do que é a erva mate.
Nasce então O Chimarreiro.
Essa dúvida do meu hóspede me fez ter a ideia de ter um espaço com foco exclusivo em produtos relacionados a erva mate. Com isso, em mente, fui a campo estudar o máximo possível sobre a erva mate e o que vem dela. Foram pouco mais de 6 meses estudando e planejando em criar uma proposta de ter um local tematizado e especializado. E em 19 de abril de 2019 inauguro O Chimarreiro.
O primeiro espaço foi aberto no centro de Gramado focado em explicar o máximo possível sobre o mundo da erva mate para quem não conhecia nada e oferecer a maior quantidade possível de produtos para quem já conhecia. Tanto que o primeiro slogan foi “O Chimarreiro, o espaço do Chimarrão em Gramado”. Junto a isto, um dos meus objetivos era (e ainda é) fazer com que o gaúcho do RS seja um professor para passar o conhecimento e hábito de tomar mate. É de extrema importância reconhecermos nossos compatriotas sulistas como iniciadores de tudo que sabemos sobre a erva mate.
Muito bem, continuemos.
Loja aberta, clientes vindo, amigos visitando e tudo fluindo no frio do inverno da Serra Gaúcha e uma nova inspiração acontece. Conforme passei a atender gente de todo o canto do Brasil, ouvi muitas histórias e depoimentos. Percebi que muitos clientes chegavam “só pra dar uma olhadinha” e acabavam ficando 2 horas conversando comigo e sempre tomando muito chimarrão.
Como não cresci no hábito de tomar chimarrão todo o dia, nunca havia percebido como esse simples ato é convidativo para uma conversa e muito mais prazeroso tomar com alguém do que tomar sozinho. Revi alguns dos estudos sobre a história da erva mate e percebi que a simbologia indígena era maior do que achei no primeiro momento. Para o índio, que descobriu o uso da erva, tomar mate não era somente uma questão de saúde ou rotina, era algo mais profundo. A erva representa diálogo, representa respeito antes de qualquer atitude.
Com isso na cabeça, comecei a imaginar o quanto longe o poder da erva mate pode ir. Temos uma variedade enorme do que podemos fazer. Temos o chimarrão, o tereré, chás, gastronomia e até mesmo cosméticos que vêm dela. Notei o potencial de um bem que ninguém desfruta como poderia. E é aqui que a temática muda.
Hoje vocês estão no ‘Espaço da Erva Mate’, meu objetivo aqui é que juntos aprendamos tudo que der sobre a Erva Mate e que possamos aproveitar. Quero que vocês venham comigo nessa empreitada para compartilhar o melhor deste mundo. E vamos juntos aumentar o espaço da Erva Mate nas nossas vidas.
Muito obrigado e bom mate.
Bruno
🌿🧉💚
Visão
Ser a maior referência e base sobre Erva Mate do Brasil.
Missão
Fazer com que o maior número de brasileiros passe a consumir a erva mate, em suas formas de consumo, diariamente como hábito, através dos seguintes passos:
1 - usar o gaúcho e a cultura sulista como guia e apresentador da Erva Mate;
2 - criar e ter um centro histórico para explicar como surgiu a Erva Mate e como ela vem sendo consumida dos primórdios até hoje;
3 - criar e ter um centro educacional voltado para a Erva Mate, onde será ensinado a fazer, preparar, cuidar e conhecer tudo que for possível sobre a Erva Mate;
4 - ter a maior e melhor variedade de produtos relacionados a Erva Mate;
5 - ser o maior representante da maior quantidade de marcas de ervas mates existentes;
6 - explorar a gastronomia possível e relacionada a Erva Mate;
7 - dominar 90% do mercado (físico e virtual) da Erva Mate;
8 - ser a maior marca do mercado de Erva Mate do Brasil.
Pilares do Chimarreiro
- Atendimento;
- Respeito;
- Qualidade;
- Variedade;
- Cultura;
- Ambiente.